data de lançamento:2025-03-25 21:19 tempo visitado:156
O presidente dos Estados UnidosHiperBet Red Tiger Gaming, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (7) estar disposto a aplicar tarifas recíprocas sobre produtos lácteos e madeireiros do Canadá "hoje" mesmo, caso Ottawa não reduza as suas.
"O Canadá nos tem enganado durante anos com tarifas de 250% sobre produtos lácteos e madeira para construção. Isso não vai acontecer novamente", disse Trump a jornalistas na Casa Branca. "Será aplicada exatamente a mesma tarifa a eles, a menos que a reduzam, e isso é o que significa reciprocidade. E podemos fazer isso hoje mesmo, ou esperar até segunda ou terça-feira", acrescentou.
Trump também mencionou as altas tarifas da Índia, mas disse que o país concordou em reduzir suas taxas de importação.
Sob o USMCA (acordo de livre-comércio entre EUA, México e Canadá) de 2020 sobre comércio —que ele negociou e assinou—, quase não há tarifas sobre produtos que cruzam as fronteiras da América do Norte. Entre as poucas exceções estão as altas tarifas do Canadá sobre produtos lácteos para proteger os agricultores domésticos.
O acesso dos produtos lácteos dos EUA ao mercado canadense já foi objeto de litígio no âmbito do acordo.
Washington acusa Ottawa de não respeitar suas obrigações. Mas no final de 2023, um painel de solução de controvérsias (procedimento previsto no acordo) decidiu a favor do Canadá, que limitava a quantidade de produtos lácteos que entram no país sem pagar tarifas aduaneiras.
Já a madeira de construção é objeto de um longo litígio entre os dois países há mais de 35 anos, no qual os produtores americanos acusam seus homólogos canadenses de exportar esse material a um preço inferior aos custos de produção.
O Canadá é um dos maiores exportadores mundiais de madeira para construção e, segundo o governo canadense, os EUA são seu maior mercado.
Na quinta-feira (6), Trump suspendeu as tarifas de 25% impostas sobre a maioria dos produtos do Canadá e do México. Em entrevista à Fox Business Network nesta sexta, ele disse que implementou a pausa para ajudar as montadoras, mas acrescentou que a suspensão era uma medida de curto prazo e que as tarifas poderiam aumentar com o tempo.
Segundo ele, tarifas recíprocas seriam implementadas para igualar quaisquer taxas entre os três países no dia 2 de abril. "Em 2 de abril, tudo se torna recíproco. O que eles nos cobram, nós cobramos deles. É um grande negócio."
O principal assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, disse que as tarifas de 25% parcialmente suspensas sobre produtos canadenses e mexicanos ainda estão em vigor para pressionar os países a interromperem os fluxos de fentanil para os EUA.
Ele disse à CNN que se Trump achar que o progresso sobre o fentanil "não foi tão impressionante", as tarifas de 25% permanecerão em vigor após 2 de abril, além de outros possíveis aumentos dos planos de tarifas recíprocas. A suspensão para automóveis e outros produtos em conformidade com o USMCA também terminará nesse momento.
Idas e vindas das tarifas de Trump sobre Canadá e México1º de fevereiro
Donald Trump anuncia tarifas adicionais de 25% sobre todas as importações do Canadá e México, com exceção de produtos de petróleo e da energia canadenses, que terão taxa de 10%. No decreto inicial, tarifas estavam previstas para entrar em vigor três dias depois, em 4 de fevereiro.
3 de fevereiroUm dia antes de tarifas começarem a valer, Trump recua pela primeira vez e as suspende por 30 dias. Adiamento ocorre após acordos com os governos vizinhos, que se comprometem a reforçar a segurança nas fronteiras.
10 de fevereiroTrump aumenta tarifas sobre aço e alumínio de todos os países para 25% e exclui isenções anteriores para grandes fornecedores, que incluíam Canadá e México. Mudanças estão previstas para entrar em vigor no dia 12 de março.
27 de fevereiroApós rumores de que iria adiar novamente tarifas, Trump confirma que prazo do dia 4 de março se mantém e diz que Canadá e México não fizeram o suficiente para conter o fluxo de fentanil nas fronteiras.
4 de marçoTarifas de 25% para produtos canadenses e mexicanos e de 10% para produtos de petróleo e energia do Canadá entram em vigor. Canadá retalia com tarifas de 25% e México promete uma resposta.
5 de marçoUm dia após início das tarifas, Trump recua pela segunda vez e isenta por um mês montadoras instaladas nos EUA das tarifas de 25% sobre produtos importados dos vizinhos Canadá e México. Suspensão vale para as montadoras que cumpram os termos do USMCA (acordo de livre-comércio já existente entre os três países).
6 de marçoTrump recua pela terceira vez e, após conversar com líderes dos países vizinhos, suspende até 2 de abril as tarifas sobre todos os produtos mexicanos e canadenses contemplados pelo USMCA.
CANADÁ GASTA BILHÕES PARA COMBATER EFEITOS DE TARIFAS
Nesta sexta, o Canadá revelou bilhões de dólares para apoiar empresas e pessoas que podem ser diretamente afetadas pelas tarifas dos EUA.
Essas medidas de alívio envolvem mais de 6,5 bilhões de dólares canadenses para ajudar as empresas a acessar novos mercados internacionais, absorver o impacto das perdas, acessar empréstimos facilitados e evitar demissões, disse uma equipe de ministros.
Apostar ZA9BET.org - Cassino online aposte agoraO Canadá depende dos EUA para 75% de suas exportações e um terço de todas as importações. As exportações para os EUA representam cerca de 18% do PIB do Canadá e mais de 2,4 milhões de empregos no Canadá dependem dos negócios com os EUA.
Sua dependência do comércio para o crescimento econômico deixa o país vulnerável em caso de uma guerra comercial prolongada.
"Estamos avançando com essas mudanças apesar da pausa de ontem porque empresas e trabalhadores precisam de garantias agora", disse o Ministro do Trabalho, Steven MacKinnon, em uma coletiva de imprensa nesta sexta.
Exportadores prejudicados pelas tarifas podem acessar financiamento de um fundo de 5 bilhões de dólares canadenses este ano e no próximo para diversificar para novos mercados globais e absorver perdas por inadimplência, flutuações cambiais, impactos nos fluxos de caixa, bem como superar barreiras à expansão, disse o governo em um comunicado.
Outro 1 bilhão de dólares canadenses está sendo oferecido para reduzir barreiras financeiras para a indústria agrícola e alimentícia, com 500 milhões de dólares canadenses reservados para empréstimos a juros baixos.
Formuladores de políticas, políticos e economistas disseram que as tarifas podem prejudicar setores como aço e alumínio, automotivo, aeroespacial, agrícola e de laticínios, com consequências potencialmente devastadoras para a economia canadense.
A Ministra do Comércio, Mary Ng, disse que o ministério estava fazendo esforços para diversificar o mercado de exportação do Canadá e que até o final deste ano, país superaria meta anterior de diversificar exportações não destinadas aos EUA em 50%.
O ministro da indústria do Canadá, Francois-Philippe Champagne, disse à CNBC que Ottawa estava tendo dificuldade em entender o que precisava ser feito para evitar as tarifas dos EUA. "Parece que as metas continuam mudando, e é isso que torna difícil", disse Champagne. "Então, eu acho que precisamos voltar a um lugar de normalidade em nosso relacionamento com os EUA."
Ele disse que o Canadá estava disposto a se engajar com Trump na renegociação do USMCA, conforme previsto para 2026, mas que havia um processo para isso que precisava ser seguido.
"O que precisamos é de estabilidade e previsibilidade em ambos os lados da fronteira", disse Champagne.
jogo fortune tigerCom Reuters e AFP
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Canadá Donald Trump Estados Unidos guerra comercial sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/03/trump-diz-que-eua-podem-aplicar-tarifas-sobre-laticinios-e-madeira-do-canada.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês newsletter folhamercadoNa Cosan, futuro se constrói com investimento nas pessoas
Laboratório de bioskills com treinamento em cadáveres frescos chega ao coração de São Paulo
Como a biometria vai revolucionar a segurança e a facilidade das compras online
Previdência privada viabiliza projetos de vida
Avanço da inteligência artificial exige forma de verificação humana anônima e segura
jogo tigerSaiba o que está em alta no mercado imobiliário
Ferramentas de retail media da Shopee ampliam vendas de grandes marcas
Mais de 20 milhões já usaram Uber Moto no Brasil
Projeto da Rede D'Or inova no enfrentamento de novas doenças
Histórias do Desenvolvimento 3: conheça o programa de financiamento Finame
PepsiCo investe em sustentabilidade e transforma o negócio
Aço ecoeficiente é inovação da ArcelorMittal para contribuir com transição energética
Planeje seu investimento e realize o sonho da casa própria; confira o especial Ano Novo, Casa Nova
Aço inteligente da ArcelorMittal permite obras mais sustentáveis, rápidas e eficientes
tiger jogoAmbiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde
Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa
Recurso exclusivo para assinantes
max win fortune tigerassine ou faça login
Violência contra a mulher é mais comum aos domingos à noite em SPParcela entre 25 e 35 anos é a que mais registra ocorrências; governo afirma que ampliação de políticas públicas contribui para aumento de denúncias
7.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Itamar Vieira Junior, autor de 039;Torto Arado039;, terá curso de escrita criativa na CasaFolhaCom mais de 1 milhão de livros vendidos, escritor vai estrear em março na plataforma de streaming
22.fev.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Defesa de Braga Netto diz que Cid foi coagido e mudou versão sobre generalNulidade da delação é um dos pilares da defesa prévia do general no caso da trama golpista
7.mar.2025 às 20h27Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
A ZA9BET™ Está Comprometida com o Jogo Responsável 18+. Aposte com Responsabilidade! Jogue mais de 850 jogos no Cassino Ao Vivo, Slots & Jogos de Mesa. 100 Milhões de Membros. Registro Rápido e Fácil. Types: Esportes, Cassino, Jogos, Pôquer. NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
OkPowered by jogo do tiger @2013-2022 mapa RSS mapa HTML
Copyright Powered by365站群 © 2013-2024