data de lançamento:2025-02-18 13:47 tempo visitado:100
Se caísse um bombardeio no congresso Madrid Fusiónhorarios para jogar tigrinho, a gastronomia mundial sairia muito desfalcada.
Na terça-feira (28), por exemplo, o mesmo palco reunia o catalão Ferran Adrià —que, com as experiências do El Bulli, tornou-se o rosto e a voz da moderna cozinha espanhola—, o peruano Gastón Acurio, o mexicano Jorge Vallejo e o italiano Massimo Bottura, entre dezenas de chefs aclamados.
É um dos congressos mais importantes do setor no mundo. Aqui, discutem-se os caminhos da gastronomia para o futuro: tecnologia, inovação, sustentabilidade, responsabilidade social, todos esses assuntos bem sérios e relevantes.
Mas confesso que minha atenção foi capturada por um palco menor, com menos holofotes, onde uma plateia igualmente reduzida pôde acompanhar conversas sobre temas mais específicos.
O tema de um desses bate-papos foi a função terapêutica dos bares. Sim: o boteco como uma espécie de anjo da guarda da comunidade, um espaço que protege contra a solidão.
A primeira fala da mesa-redonda veio da enfermeira Anna Ramirez, de um projeto destinado a tratar pacientes psiquiátricos com idas a restaurantes e bares. "Alguns deles preferem tomar uma bebida a tomar remédios", conta.
Outro participante, o antropólogo Sergio Gil, destacou que o bar é especialmente vital para as áreas remotas, os cafundós rurais onde não acontece nada. "Quando fecha o bar de um vilarejo, não sobra mais nada que o defina como comunidade."
Quem assistiu ao filme "Os Banshees de Inisherin", ambientado num canto esquecido da Irlanda, deve se lembrar que o pub era o único lugar em que os aldeões podiam socializar livremente —no outro ponto de encontro, a igreja, precisavam se comportar miudinho.
Colunas e BlogsNas áreas rurais, o bar funciona como clube, rede social, consultório sentimental e correio. Fulaninho não foi achado em casa, deixa a encomenda no boteco para ele pegar depois.
Emilio Gallego, secretário de hospitalidade do governo espanhol, lembrou que as pessoas bebem sozinhas em casa quando não há um bar por perto. "A própria dinâmica social faz com que as pessoas bebam mais moderadamente nos bares, entre uma comidinha e outra."
A Espanha, aliás, é o paraíso dos bares e das comidinhas. Aqui, um chope quase sempre vem com uma porção de cortesia: azeitonas, batatas, conservas. São as famosas tapas.
Fiquem, portanto, com uma tapa clássica, deliciosa e muito simples de fazer: o pan con tomate.
PAN CON TOMATERendimento: 2 porções
Dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 5 minutos
Ingredientes
1 tomate maduro 2 fatias de pão de casca grossa 1 dente de alho, cortado ao meio 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem Sal e pimenta-do-reino a gostoModo de fazer
Corte o tomate ao meio e rale nos furos grossos do ralador. Salgue ligeiramente. Deixe numa peneira para drenar o líquido Aqueça uma grelha ou frigideira e toste os dois lados do pão. Esfregue o alho no pão torrado Distribua a polpa de tomate sobre as torradas. Regue com azeite e ajuste o temperoLINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Uma oferta pro seu CNPJ - Oferta ZA9BET empresasVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse blog Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/blogs/cozinha-bruta/2025/01/o-bar-remedio-contra-a-solidao.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Governo Lula discute projeto que amplia poder antitruste contra as big techsProposta facilita investigações como as que estão em curso nos EUA, UE e Reino Unido contra Google, Meta, Apple, Amazon e Microsoft
30.jan.2025 às 23h59Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Centro de Guantánamo em que Trump quer prender imigrantes é alvo de denúncias de abusosEm relatório, ONG apontou que instalação tinha ratos, esgoto a céu aberto e práticas degradantes cometidas por guardas
30.jan.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
tigrinho fortune Novo comando do Congresso deve procurar Dino por solução para impasse das emendasCongressistas dizem que Lira tensionou relação com STF e defendem reabertura do diálogo
30.jan.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
OkPowered by jogo do tiger @2013-2022 mapa RSS mapa HTML
Copyright Powered by365站群 © 2013-2024